• Redação

A força da juventude! Maycon Garbrete é pré-candidato a vereador em Espigão do Oeste



O jovem Maycon de Aráujo Garbrete, nasceu e cresceu em Espigão D’Oeste, estudou nas escolas da rede pública, é filho de Pastores, tem 23 anos, é cristão, casado, tem uma filha, é contador registrado sob o nº 010078/O, pós graduado em Auditoria e Perícia Fiscal e Tributária com ênfase em gestão de tributos, processos de auditoria e perícia, pós graduando em Docência no Ensino Superior, atualmente trabalha como Auxiliar Administrativo em uma grande empresa de Rondônia.

A sua caminhada na educação começou pela Creche Pingo de Gente, estudou o ensino fundamental nas escolas Jerris Adriani Turatti e Fernanda Souza de Paula, nesse período participou do Programa PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) tempo memorável onde tem diversas lembranças da saudosa Lúcia Tereza afirma e, posteriormente o ensino médio concluiu na escola 7 de Setembro. Sempre dedicado, esforçado e estudioso, dessa forma conseguiu meia bolsa através de uma prova na Faculdade de Pimenta Bueno mediante seleção dos melhores alunos da escola 7 de Setembro em 2014. Nos anos seguinte com a prova do ENEM alcançou diversas bolsa de estudos 100%, fora do estado, na Unir de Cacoal e inclusive na FAP em Pimenta Bueno onde preferiu continuar o curso, sendo líder da turma, também foi eleito presidente do colegiado de curso e conseguiu passar na prova do Conselho de Classe no 6º período, uma gratidão muito grande pelo seu empenho e dedicação. Hoje sonha em fazer uma graduação de Direito, uma especialização em Gestão Pública e Financeira e não parar por ai.

Começou ajudar seu pai em obras como servente de pedreiro a partir dos 13 anos junto com irmão mais novo Mateus, aos 14 anos sua mãe Iracema Patrocinia foi no centro de Espigão e começou perguntar se tinha vaga de emprego, foi aonde começou como aprendiz no Foto Poliart, trabalhando com criação de DVDs de casamento, formaturas, aniversários e etc. Depois começou trabalhar em uma serraria, mas quando foi registrar ainda não tinha completo 16 anos teve que sair apenas com salário dos dias trabalhados, recebeu uma proposta e foi para Locação Brasil trabalhando com mídia visual nas lotéricas, rodoviárias e cartório e com eventos. Quando concluiu o ensino médio foi em busca de desafios, com ajuda dos amigos começou a trabalhar em Pimenta Bueno no Depósito da Ciclo Cairu, com abastecimento de peças, separação de pedidos e conferente de box, após dois anos trabalhando com muita dedicação recebeu uma promoção para trabalhar na Central do Depósito setor Administrativo no Departamento de Faturamento, atualmente a mais de cinco anos como colaborador na empresa sempre está em busca de desafios, já foi modelo, é brigadista e faz parte da CIPA, visando a segurança e a saúde de todos.

Maycon Araujo como é popularmente conhecido sonhava em ser Policial e defender as pessoas dos bandidos, algum tempo depois conhecendo mais sobre política percebeu que também é necessário alguém para defender o povo e o interesse da sociedade para o bem comum, foi assim que em 2020 filiou-se em um partido de direita, o Partido Trabalhista Brasileiro e foi convidado para disputar uma pré-candidatura, hoje é Pré-Candidato a Vereador em Espigão D’Oeste, um jovem que tem muita vontade de Lutar por Espigão, Lutar pela Saúde, Lutar pelas estradas, pelo homem do campo e trabalhadores da cidade, desde o parto humanizado, a creche, a educação com qualidade, trabalho para todos, até o tratamento e a aposentaria dos nossos guerreiros que já lutaram muito pelo nosso município.

O Vereador é membro do poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira e da execução orçamentária, mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal, e ainda, o julgamento das contas apresentadas pelo prefeito e praticando atos de administração interna. Felizmente nos dias de hoje a população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar ruas, saneamento básico, atendimento médico, educação básica, é obrigação do Poder Executivo, do prefeito, cabendo ao Vereador indicar e fiscalizar, ressaltando-se, entretanto, que o Vereador tem a responsabilidade de aprovar as leis orçamentárias, momento em que poderá estabelecer políticas públicas que deverão ser cumpridas pelo Executivo. O Vereador é o legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o deputado estadual se desloca para a capital do Estado, e o Deputado Federal e o Senador ficam, em Brasília, devido à nossa posição geográfica, estamos mais pertos do Poder Federal, em relação ao Estado. Em virtude desta Proximidade com o povo, o Vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo. É o elo do governo com o povo.

Sabendo disso o Jovem Maycon Araujo, vai encarar esse desafio colocando seu nome para apreciação da população de Espigão D’Oeste como pré-candidato a vereança do município.