• Redação

Agente de Saúde de Espigão d'Oeste cobra Confúcio Moura sobre financiamento da planificação uma


Em um treinamento que tem ocorrido em todo estado mensalmente com os funcionários da rede pública de saúde, onde está se apresentando um modelo de planificação de atenção primária à saúde, o governador Confúcio Moura se viu em maus lençóis ao prometer o seu apoio aos funcionários da saúde para que esse novo modelo venha a funcionar.

A Agente de Saúde Clenilda Maximiano, que trabalha a 15 anos no cargo, pediu a palavra para cobrar o governador sobre qual era o seu apoio, se seria financeiro ou apenas moral, pois em outras campanhas ele havia feito também muitas promessas mas que estas ficaram apenas como palavras ao vento e não se tornaram realidade. Segundo a Agente o modelo é muito bom porém tem sido utilizado para o meio político e não para beneficio da população, afinal do que adianta saber fazer se muitos municípios não terão recursos próprios para executar.

O Modelo de Planificação consiste em reorganizar a rede de saúde básica a partir dos pontos de atenção básica, a rede de atenção a saúde possui diversos pontos, como a atenção a saúde da mulher, redes de urgência e emergência, rede de atendimento a pessoas com doenças crônicas, rede da pessoa com deficiência e rede de pessoas com transtornos de saúde mental. A planificação veio para reordenar essa rede e colocar atenção primária no lugar certo, que é a porta preferencial do sistema. Todo individuo que for atendido no sistema único de saúde passa pela atenção primária.

Veja o vídeo da Agente Cobrando o Governador:



#ConfucioMoura #EspigãoAgora #SAÚDE