Ciclistas de Espigão do Oeste voltam atividades na “Matinha da São José”

Por Edson S. Ullig

Parceria entre poder público e sociedade civil tem transformado a realidade do local onde já ocorreram vários crimes.

Início da pista da “Matinha da São José”.

A reserva florestal entre os bairros São José e Morada do Sol por anos passou a ser vista pela sociedade como um problema. Uma iniciativa de ciclistas do município transformou a realidade do local. No ano de 2020, em parceria com o poder público, na gestão do ex-prefeito Nilton Caetano, a reserva viveu uma transformação, de abandonado para local de lazer, onde ciclistas praticavam o esporte em uma pista construída em seu interior.

Com o inicio do período chuvoso, o terreno da pista umedeceu e se tornou impróprio para a prática esportiva dentro da conhecida “Matinha da São José”, além de vários galhos e árvores que caiam dentro da pista.

Nos últimos dias uma ação tem iniciado dentro do local para reativar a pista, com intermédio do vereador Professor Hermes, em parceria do Prefeito Weliton Campo, através da secretária do Meio Ambiente, Natália Martins e da Cotran, através do Agostinho Lara, que dispuseram de auxilio maquinário para limpeza daquele obstáculos robustos.

Ciclistas realizam limpeza da pista.

Na manhã deste domingo, 23 de maio, os ciclistas se uniram em um mutirão para realizar a limpeza da pista, deixando-a propicia para prática esportiva. Enquanto faziam os serviços de limpeza foram encontradas vários locais onde pessoas descartaram lixos domésticos, demostrando total falta de cidadania. Também foram localizados várias latas queimadas, que possivelmente tenham sido usadas para o consumo de drogas.

Latas queimadas, possivelmente usadas no consumo de drogas.

Com a conscientização da sociedade, dos moradores do entrono em não descartar seus lixos na mata, será possível revitalizar o local, tornado propicio para que seja frequentado novamente por famílias, com a movimentação dos ciclistas que passarão a frequentar o local diariamente, inibindo a presença de pessoas mau intencionadas.

Manter a Matinha da São José sempre limpa é uma obrigação do poder público, mas também um dever da sociedade e de cada cidadão, não descartando ali seus lixos, sejam domésticos, restos de construções ou qualquer resíduos retirados de seus terrenos. Somente dessa forma será possível transformar com o todo.

Sem-título-1.png