• Redação

Vereadora Lirvani Storch usa tribuna nessa segunda-feira (29) para falar sobre a indicação da criaçã

Em sessão ordinária na noite dessa segunda-feira (29) a vereadora Lirvani Storch usou a tribuna para falar um pouco da indicação de número 088/2017 ao Executivo Municipal para a criação da divisão de vigilância em saúde e centro de zoonoses.

Em sua justificativa a vereadora alega: “A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados a doenças e outros agravos a saúde.

Dentro da estrutura da vigilância ambiental em saúde, poderá atuar o centro de zoonoses que tem como objetivo garantir o bem estar de animais e da população, agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias.

A base de ação deverá ter como objetivo o controle da população de animais domésticos (gato e cachorro, principalmente) e de animais sinantrópicos (gambá, ratos, morcegos…). Todos os serviços prestados tem isso como objetivo. A partir desse controle se torna muito mais fácil prevenir e lutar contra as doenças.”

Um dos grandes problemas enfrentados pelo Brasil é a grande quantidade de animais vivendo na rua. De acordo com dados recentes, divulgados pela Organização Mundial de Saúde, o país possui cerca de 30 milhões de cães e gatos que sofreram com o abandono ou já nasceram sem um lar. Na cidade de Espigão d’Oeste essa realidade não é diferente, existem inúmeros animais desprotegidos de doenças bastantes graves e de fácil proliferação como a leptospirose e a raiva. A criação do Centro de Zoonoses terá como objetivo amenizar essa situação. O Centro de Zoonoses é de extrema importância para a saúde pública pois oferece vacinação, castração, saneamento ambiental, adoção, entre outros.


#Espigão #EspigãoAgora #Lirvani #Zoonoses